Contrariando a conjuntura de boa parte do país, os preços dos animais de reposição estão frouxos na Bahia. Considerando a média de todas as categorias de machos anelorados, a redução de preços em relação à média de setembro foi de 5,1%, segundo levantamento da Scot Consultoria.
O preço da arroba do boi gordo também recuou no período, 1,7%, o que justifica, em parte, a desmotivação dos compradores em repor os animais.
Além disso, as chuvas ainda não chegaram ao estado, levando à constante piora da situação dos pastos, mais um motivo que afasta os compradores.
A categoria cuja desvalorização foi mais expressiva foi o bezerro desmamado, que teve queda de 6,9% no último mês. Hoje o animal é negociado por R$1.140,00, em média.
No entanto, em relação ao ano passado o animal ainda está 29,3% mais valorizado. Na média das categorias de machos, a valorização anual está em 25,5%.
A relação de troca do boi gordo com os animais de reposição melhorou em relação ao mês passado, mas ainda está em níveis menores que em outubro do ano passado, já que a arroba do boi gordo subiu menos que os animais de reposição no período, 14,7%, em média.
Com o valor da venda de um macho terminado no estado, de 16,5@, é possível adquirir 2,10 bezerros desmamados, frente a 2,37 em outubro de 2014.
Novos recuos de preços não estão descartados, no entanto, estão limitados pela pouca oferta disponível no estado.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos