As barreiras zoofitosanitárias do Ceará, em especial as localizadas em Tianguá e Parambu, estão em alerta devido a um caso de Peste Suína Clássica ocorrido no Maranhão, no município de Barra do Corda.
Caminhões com cargas de suínos e subprodutos originários dos municípios de Barra do Corda, Grajaú, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Tuntum, Joselândia, São Raimundo da Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão e São Roberto são impedidos de entrar no Ceará.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), responsável pela coordenação das ações de vigilância de trânsito de animais, intensificará a fiscalização na região.
A Peste Suína é uma doença causada pelo vírus do gênero
Pestvirus. As principais características do animal infectado são febre, lesões hemorrágicas, presença de úlceras intestinais, retardo no crescimento e morte. Para o criador, a doença representa prejuízo na produtividade e impedimento na realização de negócios.
Fonte:
Porkworld. Adaptada pela Scot Consultoria.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>