O preço da maioria dos concentrados utilizados na pecuária caiu em outubro, de acordo com levantamento da Scot Consultoria. Os destaques vão para o farelo de algodão (28), farelo de soja, milho e polpa cítrica.
As cotações da maioria destes insumos sofreram com a desvalorização internacional das
commodities, iniciada a partir da crise financeira norte-americana, já que os preços seguem os fundamentos de oferta e demanda deste mercado. A expectativa de uma recessão econômica não traz ânimo aos consumidores, que já mostram sinais de fraqueza nas compras de alimentos, derrubando os preços dos grãos no mercado internacional.
Após atingir o pico nas cotações em julho, puxados pela aceleração internacional nos preços das
commodities, desde então os preços dos alimentos concentrados vêm caindo. O farelo de algodão (28) já apresenta redução de 40% desde julho, o farelo de soja já caiu 17% e o milho e a polpa cítrica apresentam redução de 30% em apenas 4 meses.
A queda internacional nos preços dos principais produtos agrícolas explica a redução nas cotações internas desses produtos, contudo, a desvalorização cambial ocorrida no período ainda sustenta “em parte” os preços, que podem sofrer novas reduções caso o câmbio retorne aos níveis anteriores. (JA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>