O relatório oficial da missão veterinária da União Européia (UE) que avaliou as condições sanitárias dos frigoríficos e da pecuária brasileira vai sair na próxima semana. Ao que tudo indica, "por enquanto não prevê sansões ao Brasil".
"O relatório não estabelece ainda proibições ou medidas de salvaguarda contra os interesses do Brasil", informou uma alta fonte ligada aos comissários europeus.
A Comissão Européia, como de praxe deve fazer recomendações, que segundo a fonte, o Brasil não encontrará dificuldades para implementar.
"Contudo, o Brasil deve estabelecer um sistema de rastreabilidade que venha a funcionar com vistas a evitar futuras vulnerabilidades na rastreabilidade bovina", comentou o alto funcionário da UE.
Também foi verificado que está sendo armado um forte lobby britânico e irlandês que contra as importações de carne bovina brasileira. Nesta semana, os representantes do setor de carnes desses dois países manifestaram-se no FOV (Escritório de Alimentos e Assuntos Veterinários da UE) oficialmente contrários aos embarques de carnes brasileiras.
"Seria importante que o Governo brasileiro enviasse à Comissão Européia as medidas já adotadas com a máxima urgência para que os ânimos, principalmente dos britânicos e irlandeses se acalmem para que não venham prejudicar o Brasil", reforçou a fonte. (FTR)
Fonte: Enfoque
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>