De acordo com levantamento da Scot Consultoria, os preços das sementes do capim Mombaça e Tanzânia, valor cultural 32, reagiram após quase oito meses em queda.
Os fornecedores do insumo alegam volumes razoavelmente maiores de comercialização em dezembro, porém ainda abaixo do esperado.
O mercado de sementes de forrageiras acompanha as condições climáticas, ou seja, as vendas aumentam no período chuvoso, principalmente quando estas se estabilizam e o solo apresenta condições ideais para o plantio. Neste caso, a semeadura é feita, geralmente, entre novembro e dezembro, conforme cada região.
O preço da semente de Mombaça (VC32) que acumulava queda de 44,23% desde março ate o mês passado, subiu 12,64% em dezembro e é cotado a R$4,90 o quilo.
A queda acumulada no preço da semente do capim Tanzânia foi um pouco menor entre março e novembro, porém bastante significativa. Em relação ao mês anterior o aumento foi semelhante ao do capim Mombaça (12,64%), e o preço fechou cotado também a R$4,90 por quilo.
O custo das sementes na formação de pastagens é pequeno, dessa forma, vale a pena adquirir produtos de qualidade e com boa germinação.
Apesar da reação, os preços das sementes permanecem em patamares bastante atraentes. Para o produtor que pensa em reformar ou renovar a pastagem este ainda é um bom momento. (RRLF)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>