De janeiro a outubro de 2008 o preço do herbicida a base de glifosato acumulou alta de mais de 57%. Os principais motivos foram uma demanda mais aquecida (vendas aumentaram 36% de janeiro a agosto de 2008, de acordo com a Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF) e o aumento no preço do barril do petróleo até meados de julho.
Entretanto, nos dois últimos meses do ano passado, o mercado de defensivos esfriou - reflexo da crise financeira que encareceu o crédito, diminuiu a capacidade de investimento do produtor rural e resultou em uma menor área plantada para a safra 2008/2009. Como conseqüência da menor demanda os preços se estabilizaram em novembro e recuaram em dezembro.
Em janeiro de 2009, de acordo com levantamento da Scot Consultoria, os preços dos herbicidas a base de glifosato reagiram 6,25% em relação a dezembro de 2008. A embalagem de 20 litros é cotada a R$340,00.
O aumento nos preços ocorreu em função dos reajustes típicos de início de ano e também de um incremento na demanda em função do combate de plantas daninhas nas lavouras estabelecidas.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de quase 40%. É importante ressaltar que em 2008 os preços dos defensivos estiveram bem acima dos anos anteriores e foram um dos grandes responsáveis pelo aumento nos custos de produção na agropecuária. (RRLF)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>