Os preços das sementes de
Braquiária brizantha, popularmente conhecida como Braquiarão, recuaram pelo segundo mês consecutivo.
A estiagem e o atraso nas chuvas em algumas regiões, além da falta de crédito dos produtores devido à crise financeira, foram os responsáveis pela menor demanda nos último trimestre de 2008. Estes fatores, associados à elevada produção de sementes no ano passado, fizeram com que os preços caíssem entre novembro de 2008 e janeiro deste ano.
Em geral, a demanda por parte dos produtores é maior entre outubro e dezembro, meses em que começam as chuvas e o solo apresenta condições ideais para o plantio. No caso das revendas, a demanda é maior entre os meses de junho e julho, meses em que começam as compras junto às empresas fornecedoras.
De acordo com o levantamento da Scot Consultoria, os preços das sementes de
B. brizantha, valor cultural (VC) 40, acumulam queda de 25% desde novembro. Em relação a dezembro, a queda é de 23,17% e o quilo da semente é cotado a R$3,15. No caso das sementes de
B. brizantha VC 32, a queda acumulada desde novembro é um pouco menor, 23,61%, e o quilo da semente é cotado a R$2,75.
A queda nos preços puxou as cotações das sementes para patamares mais baixos que os do inicio de 2008. Veja a figura 1.
Para o produtor que adiou a formação das pastagens em função das chuvas, ou aquele que deixou de investir em renovação ou reforma da pastagem devido à crise de crédito, encontra nesse começo de ano um momento favorável não só para a aquisição das sementes das forrageiras, como também para a compra de fertilizantes e defensivos agrícolas. (RRLF)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>