Em outubro foram entregues 3,66 milhões de toneladas de adubos ao consumidor final no Brasil, segundo a Associação para Difusão de Adubos (Anda).
O volume foi menor que as 3,98 milhões de toneladas em setembro, quando foi registrado o pico de entrega este ano, mas cresceu 8,2% em relação a outubro do ano passado.
No acumulado de janeiro a outubro, o volume totalizou 28,09 milhões de toneladas, 9,4% mais que o registrado em igual período de 2015.
A expectativa é de uma menor movimentação no mercado de fertilizantes neste último bimestre no país, considerando que boa parte do adubo para a safra 2016/2017 já foi adquirida.
Com relação aos preços, a demanda mais fraca falou mais alto que as recentes altas do dólar em relação ao real. Houve ligeira queda na primeira quinzena de novembro.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, os preços dos fertilizantes nitrogenados caíram, em média, 0,3%, na comparação com a quinzena anterior. Para os adubos potássicos e fosfatados, as quedas foram de 0,5% e 0,4%, respectivamente.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos