Evento que será nos dias 8 e 9 de março e mostrará casos de sucesso de produtores do estado.
Aumentar a rentabilidade e produtividade das fazendas são os objetivos da intensificação para a produção de carne de qualidade, tema que norteará um dos painéis da InterCorte, que será realizada em Cuiabá (MT), nos dias 8 e 9 de março, no Centro de Eventos do Pantanal. Promovida pelo Terraviva Eventos e pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a InterCorte tem percorrido alguns dos principais polos de produção pecuária do Brasil para levar conhecimento e tecnologia aos pecuaristas.
O tema da edição de 2017 da InterCorte é “Entender para Atender” e a programação dos dois dias de workshop será dividida em quatro painéis: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne de Qualidade.
O estado de Mato Grosso, primeira parada do evento neste ano, detém mais de 24 milhões de hectares de pastagens e um rebanho de 29 milhões de cabeças de gado. “Só com intensificação é possível aumentar em 50% a produtividade”, afirma o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Armindo Kichel que ministrará uma palestra sobre o tema principal, focados na intensificação como caminho para a lucratividade da pecuária.
A possibilidade de explorar o ganho em escala, aumentar o capital de giro da propriedade e a melhoria da receita em longo prazo são alguns dos seus benefícios da intensificação para produção de carne de qualidade. Segundo Kichel, pode-se definir intensificação como a racionalização do uso dos recursos limitantes no processo de produção. Ou seja, a aplicação de técnicas de forma a utilizar todos os recursos ligados à produção da melhor forma possível, maximizando o resultado financeiro do produtor por meio de aumento da produtividade.
“Cada propriedade deve ser entendida como um individuo, ou seja, com suas particularidades. Não adianta intesificar por intensificar. A pecuária tem que ser rentável e produtiva. O produtor deve entender os conceitos e aplicá-los em sua propriedade, sempre buscando melhorar seus resultados”, explica Kichel.
Dentre os pontos chaves que serão destacados na palestra, Kichel reforça a importância da gestão nas propriedades. “Em muitos casos, o proprietário da fazenda detém a informação, mas ela não é repassada para seus funcionários. Dessa forma, tem-se uma equipe despreparada, fator que gera grande problema para o desenvolvimento da atividade nas fazendas”, reforça o pesquisador.
Intensificação nas propriedades
Normalmente associa-se a intensificação da pecuária a grandes investimentos. Porém, quando as técnicas são aplicadas de modo correto, o retorno sobre o capital investido vem de forma rápida.
Este é o caso da Agropecuária Fazenda Rosane, que há quatro anos passou por uma mudança em seu sistema de produção. Com sede em Nova Bandeirante (MT), a propriedade que será um dos cases apresentados no painel, trabalhava desde 1999 com o sistema cria, recria e engorda, além da produção de touro.
“Assumi a propriedade em 2012 e, junto a equipe optamos por fazer um levantamento da produtividade da fazenda, com o objetivo de repensar o negócio. Os dados nos mostraram que os resultados alcançados com os sistemas adotados pela fazenda não tornavam o negócio rentável, por isso optamos pela mudança”, explica o proprietário da fazenda, Henrique Della Rosa.
A partir dessa mudança, a Fazenda passou a adotar o sistema de recria e engorda, o que já tem apresentado ganhos na produtividade da propriedade. “Quando optamos pela mudança, nossa propriedade registrava produtividade de 5 a 7 arrobas por hectare ao ano. Hoje, com a mudança estratégica, registramos de 30 a 35 arrobas por hectare ao ano, com possibilidade de aumentar esses números ainda este ano”, destaca Della Rosa.
Além das palestras e debates, a InterCorte terá uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor.
Sobre a InterCorte
Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.
Além de Cuiabá (MT), a edição de 2017 passará por Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Araguaína (TO) e São Paulo (SP).
Mais informações: www.intercorte.com.br
Receba nossos relatórios diários e gratuitos