Nesta semana, nesse mesmo espaço, apontamos a alta nos preços dos arames, quando comparado ao início de 2008. Em média, considerando os arames lisos, farpados e para cerca elétrica, o aumento foi de 44%.
Nesse mesmo período, ou seja, de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009, o preço do boi gordo em São Paulo reagiu 12%. Assim, a relação de troca do boi com o arame piorou significativamente para o produtor. Atualmente são necessárias muito mais arrobas para adquirir a mesma quantidade de arame do que há 13 meses.
Tomando como exemplo um dos arames farpados mais utilizados, o poder de compra do produtor piorou 35%. Hoje são necessárias, em média, 2,03 arrobas para adquirir um rolo de 500 metros. Em fevereiro do ano passado, o produtor precisava de 1,50 arroba.
No caso do arame liso, também um dos mais utilizados, a relação de troca também piorou. O produtor necessita de 35% mais arrobas para adquirir 1.000 metros de arame do que em fevereiro de 2008. Neste mês, para comprar o rolo do arame em questão são necessárias, em média, 3,45 arrobas de boi gordo. (CPT)
Receba nossos relatórios diários e gratuitos