Uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está em Moscou (Rússia), onde serão realizadas, até a próxima sexta-feira (20/02), reuniões paralelas dos Grupos de Trabalho das áreas vegetal e animal para debater temas do comércio bilateral. Inicialmente, técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Serviço Veterinário russo se encontrarão para tratar, entre outros temas, da importação de trigo daquele país e a ampliação das exportações de carne suína brasileira.
Após as discussões, o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, e o chefe do serviço veterinário da Rússia, Sergey Dankvert, poderão aprovar novos procedimentos que respaldam a certificação das importações e exportações de produtos agropecuários.
O GT da área animal, criado em 2007, continuará os entendimentos sobre as exigências do mercado russo para a estomatite vesicular e tratará da proposta de intercâmbio na área de apoio laboratorial e de procedimentos operacionais relacionados à certificação. Ainda no encontro, os técnicos do Ministério da Agricultura apresentarão o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), importante ferramenta para atestar a segurança dos produtos consumidos no País, além de oferecer garantias aos países importadores dos produtos brasileiros.
Criado este ano, o GT da área vegetal discutirá os requisitos fitossanitários para importação de grãos e farelo de soja e açúcar pela Rússia e a reestruturação da Instrução Normativa para importação de trigo russo pelo Brasil.
A idéia de criar um grupo de entendimento na área vegetal, com técnicos dos dois países, surgiu durante o encontro dos ministros da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, e da Rússia, Alexey Gordeev, em novembro de 2008. Na ocasião, ambos manifestaram interesse em permitir tecnicamente o comércio de trigo.
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 16 de fevereiro de 2009.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>