Foto: Fazenda Cachoeira - Itabera-SP.
O mercado de reposição praticamente não sofreu alterações na última semana.
O cenário de indefinição do mercado do boi gordo, construído após a operação “Carne Fraca”, refletiu no mercado de reposição e dessa forma poucos negócios foram observados.
Diante desta baixa movimentação, os preços ficaram praticamente estáveis. Na média geral de todas as categorias e estados pesquisados pela Scot Consultoria a queda foi de 0,2% em relação a semana anterior.
Na comparação entre machos e fêmeas, houve maior desvalorização para os machos, com queda de 0,3% frente a uma queda de 0,1% para as fêmeas.
Já na comparação entre categorias, as maiores desvalorizações foram para as categorias mais jovens, com destaque para o bezerro desmamado (6@), que teve queda de 0,5% na última semana.
Com as quedas nos preços no mercado de reposição desde o segundo semestre de 2016, a relação de troca está melhorando para o recriador e invernista, aumentando seu poder de compra.
Atualmente em São Paulo, são necessárias 7,19 arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro desmamado, há um ano esta relação era de 8,63 arrobas, ou seja, melhora de 16,7% no poder de compra do recriador.
Para o curto prazo fica a expectativa de como o mercado irá se comportar após a operação “Carne Fraca” e até que ponto isto afetará o mercado de reposição, por enquanto tudo ainda está indefinido e parado.
Pecuária feita por mulheres - Episódio 8 - Carolina Barretto
Receba nossos relatórios diários e gratuitos