A confirmação do embargo russo apenas à carne de Mato Grosso do Sul é um bom sinal para as exportações brasileiras. Em 2004, com o foco de aftosa no Pará, a Rússia vetou toda a carne do Brasil, sem nenhuma distinção.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Mato Grosso do Sul é o 2º maior exportador de carne bovina e o 5º maior de carne suína do país, em volume. As exportações do Estado representaram 11% e 5% de toda a carne bovina e suína, respectivamente, considerando o período de janeiro a setembro de 2005.
As exportações de carne suína em 2004 representavam 7% do total. Em relação à carne bovina, o Estado exportou 3% do total em 2004, quase quadruplicando sua representatividade em 2005.
Deve-se levar em consideração que a carne bovina produzida no Mato Grosso do Sul é também exportada por São Paulo, que é responsável por 59% das exportações do país.
O veto de vários países à carne sul mato-grossense será prejudicial à nossa economia, entretanto, embargos que incluam outros Estados, como por exemplo São Paulo, poderiam levar o setor de volta à crise. (LMA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>