Foto: www.embrapa.br
As exportações brasileiras de milho continuam em bom ritmo e crescentes.
Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em setembro, até a quarta semana, o país exportou, em média, 288,98 mil toneladas do grão por dia.
O volume diário aumentou 26,4% em relação a agosto deste ano. Já na comparação com setembro do ano passado, os embarques cresceram 108,3%.
Se este ritmo continuar, a estimativa é de que sejam exportadas por volta de 5,80 milhões de toneladas do cereal em setembro deste ano. Veja a figura 1.
Figura 1.
Exportações brasileiras de milho grão, em milhões de toneladas.
Setembro/17 = estimativa.
Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços / Compilação: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br
De janeiro a agosto de 2017, últimos dados consolidados, o Brasil exportou 10,79 milhões de toneladas de milho, frente as 15,88 milhões de toneladas exportadas no mesmo período de 2016.
A expectativa para este ano é de que sejam embarcadas 29 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para atingir este volume o país deverá embarcar, em média, 4,55 milhões de toneladas por mês entre setembro e dezembro.
A expectativa é de que os embarques continuem aquecidos nos próximos meses, mas é importante lembrar que com a colheita do milho nos Estados Unidos (2017/2018) em andamento e aumento da disponibilidade do cereal, espera-se aumento dos embarques norte-americanos e maior concorrência para o Brasil no mercado internacional nos próximos meses.
A boa movimentação para exportações é um fator de sustentação dos preços em curto e médio prazos.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos