Por Maria Gabriela O Tonini
O volume de carne bovina exportada pelo Brasil no primeiro trimestre de 2009 foi 16,3% menor do que as exportações do mesmo período de 2008. A crise financeira mundial e a oferta restrita de gado no País colaboraram para este resultado.
Mas em alguns Estados, as exportações aumentaram no mesmo período. Acompanhe na tabela 1 a variação do volume de carne bovina exportado em cada Estado brasileiro entre o primeiro trimestre de 2009 e o mesmo período de 2008.
São Paulo é o maior exportador de carne bovina do Brasil, por mais que tenha registrado recuo de 25% no período analisado. Goiás, outro grande exportador, diminuiu suas exportações em 29%, mas ainda representa 11,3% do total.
O Mato Grosso do Sul é um dos Estados que merece destaque. No primeiro trimestre de 2008 o Estado não estava liberado para exportar para alguns países em função da aftosa ocorrida em 2005, daí o desempenho 87% maior em 2009. Situação semelhante aconteceu com o Paraná, que registrou aumento de 156% nas exportações no período, apesar de sua representação no total de exportações do Brasil ser pequena.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>