O preço do boi gordo em São Paulo saiu de R$92,60/@ em julho de 2008 para R$79,13/@ em maio de 2009 (média até o dia 19). Além do aumento da oferta (mudança do período de entressafra para a época de safra), a crise financeira mundial interferiu também no mercado. No período, houve uma queda acumulada de 14,6%. Observe a figura abaixo.
Mesmo com a queda desde julho passado, os preços do boi gordo vinham se mantendo em patamares mais elevados em comparação ao mesmo período de 2008. Somente em maio, em função da pressão de queda por conta da oferta, os preços alcançaram patamares mais baixos do que os de 2008.
Mas observe que se o mercado seguir a mesma tendência do ano passado (e é o que está sinalizando atualmente por conta do comportamento da oferta e melhoria da demanda por carne) será esperada uma forte recuperação dos preços para os próximos meses.
No entanto é preciso considerar que apesar da oferta de gado estar enxuta, os efeitos da crise ainda são sentidos no mercado: exportações em lenta recuperação, mercado interno inibido, frigoríficos ainda fora de funcionamento, entre outros.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>