Foto: Scot Consultoria
Depois de quatro meses de alta, os custos de produção da atividade leiteira caíram em junho.
Segundo o Índice Scot Consultoria de Custo de Produção o recuo foi de 0,6% em relação a maio deste ano.
Apesar da alta de preços dos fertilizantes, dos suplementos minerais e dos combustíveis, as quedas nos preços dos alimentos concentrados energéticos e proteicos, e de produtos para sanidade pesaram mais no indicador.
Em relação a igual período do ano passado, os custos da atividade estão 7,2% maiores.
Com o recuo nos custos de produção e aumento no preço do leite pago ao produtor no último mês as margens da atividade melhoraram.
Na comparação de junho deste ano com maio último, a margem da atividade aumentou 5,6 pontos percentuais.
Para o curto prazo, a expectativa é de um alívio do lado dos custos com alimentação concentrada, principalmente com o avanço da colheita da segunda safra. Mais detalhes no capítulo sobre o mercado de grãos.
De qualquer forma, o dólar em um patamar mais alto este ano e oscilando mais, merece atenção, já que tem impacto sobre as cotações de alguns insumos importados.
Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.
A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Cursos, palestras e treinamentos.
Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Scot Consultoria - Leite e Derivados.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos