As exportações de carne bovina brasileira para a Rússia caíram significativamente nos primeiros cinco meses de 2009, se comparadas ao mesmo período dos dois anos anteriores. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC).
Em 2009, de janeiro a maio, foram exportadas 165,27 mil toneladas equivalente carcaça. Um recuo de quase 24% em relação ao mesmo período do ano anterior e um resultado 37% menor que as exportações nos primeiros cinco meses de 2007.
Depois de deflagrada a crise financeira internacional, o mercado russo foi um dos que mais sofreu com a falta de crédito e suas exportações recuaram fortemente. Veja na figura 1 o volume de carne bovina exportada do Brasil para a Rússia, mês a mês.
De setembro para dezembro, houve uma queda de mais de 78% no volume exportado para a Rússia, mas nos últimos meses, aos poucos, a quantidade de carne comercializada tem aumentado. Ainda assim, os resultados de 2009 são bem inferiores aos de 2008 e mesmo aos de 2007.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>