Foto: pixabay.com
A maior disponibilidade com a colheita da segunda safra praticamente concluída, a demanda interna calma e a queda no ritmo das exportações ao longo das primeiras semanas de agosto pressionaram as cotações para baixo na primeira quinzena.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, a saca de 60 quilos chegou a ser negociada abaixo de R$37,00, sem o frete, na primeira metade do mês.
No entanto, após estes recuos, os preços estiveram firmes no mercado interno, com o ritmo dos embarques voltando a subir nas últimas semanas do mês e o dólar se valorizando.
Foram verificados negócios em até R$38,00 por saca em Campinas, sem o frete, no final de agosto e começo de setembro.
As valorizações do dólar abrem espaço para a retomada do ritmo das exportações, que apesar da queda no ritmo ao longo de agosto, ficaram acima do verificado em julho deste ano e agosto de 2018.
Para o curto prazo, não estão descartadas quedas pontuais nos preços no mercado brasileiro, em função da boa disponibilidade interna.
No entanto, considerando o clima adverso e a possibilidade de haver revisão nos números da safra norte-americana (para baixo) nos próximos relatórios, esperamos um cenário de retomada das cotações em dólares e boa movimentação para exportação nos próximos meses.
Diante disso, estimamos um cenário de retomada de preços firmes e em alta em setembro.
Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria.
A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos-scot/ .
Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts .
Receba nossos relatórios diários e gratuitos