Estive analisando os nmeros referentes carne bovina disponibilizados pela FAO/OECD no
Agricultural Outlook 2009-2018. A FAO o rgo das Naes Unidas para questes relacionadas Agricultura e Alimentao. A OECD um grupo de 30 democracias, a grande maioria naes desenvolvidas, do qual fazem parte, por exemplo, Estados Unidos, Japo e as maiores economias da Europa.
A expectativa que o consumo mundial de carne bovina cresa entre 12% e 14% at 2018. Tal crescimento muito bem-vindo, mas vale destacar que para a carne de frango a expectativa de aumento de 33% a 34% na demanda mundial, mais do que o dobro esperado para a carne bovina.
A maior expanso de consumo, para todas as carnes, deve ocorrer nos pases em desenvolvimento. No caso da carne bovina, a expectativa de 21% a 23% de aumento. Nos pases desenvolvidos (membros da OECD), a demanda por carne vermelha tende a estagnar (expectativa de total ausncia a apenas 3% de crescimento).
No caso dos pases ricos, preciso considerar que o consumo
per capita j muito alto, ou seja, h pouco espao para crescimento. Alm do mais, a carne de frango ganha mais espao em funo do apelo relacionado sade e pelo resultado das campanhas difamatrias contra a carne vermelha, que hoje apontada como um dos principais motores do desmatamento e do aquecimento global.
Nos pases em desenvolvimento, a carne de frango se destaca em funo de preo.
No caso dos pases ricos, d para pensar que as dificuldades de expanso da produo tende a gerar um aumento do
dficit de carne bovina, mesmo com o consumo andando de lado. Porm, o relatrio aponta que a produo dos pases-membros da OECD dever crescer entre 1% e 3% at 2018, ou seja, a necessidade de importao poder at diminuir um pouco (fica na dependncia do comportamento das exportaes desses pases).
A bola da vez mesmo os pases em desenvolvimento. A produo de carne bovina desse grupo dever crescer entre 20% e 22% at 2018, ou seja, muito mais do que o esperado para os pases ricos. Porm, num ritmo ligeiramente inferior ao avano esperado para o consumo.
As naes desenvolvidas nunca perdero a importncia em termos de comrcio, graas ao elevado patamar de consumo e aos preos praticados. No entanto, as melhores oportunidades esto do lado pobre (talvez j no to pobre) do planeta.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>