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A conjuntura em 2019 foi favorável para a avicultura. Os custos de produção menores, a melhora nas vendas no mercado doméstico e o bom ritmo das exportações colaboraram para o cenário.
Como para os outros mercados, a PSA também influenciou as exportações brasileiras de carne de frango.
Em 2019, até novembro, o volume de carne in natura exportado cresceu 1,2% frente a igual período de 2018. O faturamento, em igual comparação, foi 7,4% maior.
A China se consolidou como principal cliente, aumentando o volume adquirido em relação ao ano anterior em 27,7%. A Arábia Saudita perdeu a primeira colocação, e em 2019 passou para a terceira posição, reduzindo o volume de compras em 1,1%. O país suspendeu às compras de cinco unidades frigoríficas no início de 2019.
Este conjunto de acontecimentos fez a cotação no mercado interno se elevar. Nas granjas paulistas a ave terminada teve um aumento médio de 17,3%, em valores nominais, frente a 2018. No atacado, em igual período, a valorização foi de 19,8%.
Análise originalmente publicada no informativo Boi & Companhia, edição 1372.
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