As boas relações do Itamaraty com los hermanos sul-americanos finalmente renderam alguma coisa a favor do Brasil.
Nas últimas semanas a tensão gerada pelas relações entre Colômbia e Venezuela se intensificou. Isso tem ocorrido devido às negociações feitas entre os governos colombiano e americano para cooperação na luta contra as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O presidente venezuelano Hugo Chávez e outros bolivarianos não gostaram dessas negociações. As relações de comércio bilaterais entre Colômbia e Venezuela devem encolher 35% este ano, segundo o jornal Valor Econômico.
Entre as negociações reduzidas, estão as importações pela Venezuela de carne bovina colombiana. Com isso, abre-se espaço para a carne brasileira no país vizinho. Além da possibilidade de aumento das exportações de gado em pé para o país, que já é o principal destino dos bovinos vivos saídos do Brasil.
A Venezuela absorve a maior parte das exportações de carne da Colômbia, que deve ter o produto em excesso no mercado interno no próximo ano. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as exportações de carne colombianas devem ter queda de 90%, passando de 180 mil toneladas em 2009 para 20 mil toneladas em 2010.
O presidente venezuelano disse que o país vai passar a fazer negócios com nações “verdadeiramente amigas”.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>