Até quarta-feira (16/11) foram comercializadas cerca de 13 milhões de doses da vacina em São Paulo. Como são estimadas 13,7 milhões de cabeças, e cerca de 5% das doses comercializadas vão para outras regiões, o governo estadual acredita que 90% do rebanho já esteja vacinado.
Esse resultado foi fundamental para a liberação dos eventos que envolvem animais suscetíveis à aftosa, que estavam suspensos desde 26 de outubro.
A partir de hoje, o governo estadual liberou a realização de leilões, rodeios e exposições de animais no estado.
O próximo passo, agora, é desenvolver estratégias para retirar os embargos dos 49 países à importação da carne e de animais em pé, de origem brasileira.
Essa notícia também deve animar os produtores e aquecer o mercado nacional de gado em pé. No caso da comercialização de tourinhos, por exemplo, vários leilões foram cancelados, trazendo prejuízo para os organizadores.
Após os focos de aftosa, São Paulo foi o estado pesquisado pela Scot Consultoria com a menor cotação do tourinho. Na última quinzena de outubro, ele foi cotado, em média, em R$2 mil reais, 39% abaixo da média brasileira. (AAV)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>