A semana do dia 28 de junho deu início à jornada do Confina Brasil em Santa Catarina. Visitamos 10 propriedades no estado e percebemos que a característica predominante é a presença de pequenos produtores, com envolvimento dos familiares na gestão e na operação do negócio.
Vimos estruturas maiores, mais tecnificadas, algumas mais parecidas com o confinamento tradicional e outras com forte influência dos sistemas de produção de suínos, que é muito presente na região, com arraçoamento automático e galpões fechados.
Confinamento Ouro Verde - Treze Tílias (SC)
As raças taurinas ainda dominam o estado, porém já testemunhamos a influência das raças zebuínas, principalmente em cruzamentos industriais. Outro ponto importante que notamos em relação aos animais, é a menor proporção de machos castrados, em comparação à semana anterior, fato que se justifica pelo maior desempenho dos animais no cocho, segundo relato dos produtores. Isso tudo sem deixar a qualidade da carne de lado, buscando abater animais jovens e com bom acabamento de carcaça.
Sítio Bela Vista – Macieira (SC)
A oferta de animais de reposição segue restrita no estado, sustentando os preços. O reconhecimento do estado como livre de febre aftosa sem vacinação traz oportunidades de mercado, mas também é uma preocupação para o pecuarista que precisa repor seu plantel.
Alguns produtores relataram a dificuldade em melhorar geneticamente o rebanho, por não conseguirem comprar animais superiores em outros estados. Além disso, a compra de animais para engorda fica restrita ao estado.
Confinamento 3 Tentos – Santa Barbara do Sul (SC)
Por fim, é interessante relatar que o aproveitamento dos dejetos é uma característica comum a quase todos os confinamentos que visitamos, trazendo como pilar a ciclagem de nutrientes, devolvendo parte dos minerais retirados do solo pelas culturas e agregando matéria orgânica e produtividade nas culturas e pastagens.
Quem está conosco nessa jornada?
Equipe Confina Brasil / Scot Consultoria
O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:
• BRA-XP
• Elanco
• Casale
• Nutron
• UPL
Na cota Prata, contamos com as empresas:
• AB Vista
• Associação Brasileira de Angus
• Inpasa
• Zinpro
A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.
Siga nossa página do Instagram no @confinabrasil e acompanhe a expedição no site confinabrasil.com.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos