A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou ontem, terça-feira, o terceiro levantamento da safra brasileira de grãos.
No relatório de dezembro a CONAB estima uma área de 47,9 milhões de hectares a ser ocupada pelas principais culturas. Na comparação com a safra passada, onde foram cultivados 47,6 milhões de hectares, a diferença é de 0,7%.
De uma maneira geral houve redução da área de milho primeira safra (9,8%) e de algodão (6,2%). Os baixos preços e a elevada oferta do grão no mercado interno (no caso do milho) foram os fatores que mais pesaram na escolha do produtor.
Para o algodão, apesar da ligeira recuperação dos preços nos últimos meses, o principal motivo continua sendo os elevados custos de produção.
A área de soja por sua vez deve aumentar 6,0%. A cultura deverá ocupar pouco mais de 23 milhões de hectares. Cabe destacar que o plantio da cultura está praticamente concluído no Centro-Sul do país.
A produção total de grãos na safra 2009/2010 é estimada em 140,6 milhões de toneladas. Este montante é 4% acima do total produzido na temporada passada (135,1 milhões de toneladas). Veja a tabela 1.
A soja é a cultura com maior incremento na produção. A previsão é de que sejam colhidos 64,5 milhões de toneladas do grão, um acréscimo de 13% em relação à safra anterior.
No caso do milho a produção brasileira (primeira safra) deve ficar em torno de 32,0 milhões de toneladas.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>