Foto: Scot Consultoria
Os mercados atacadista e varejista de lácteos registraram alta na comparação mensal, reflexo da baixa captação nas principais bacias leiteiras monitoradas pela Scot Consultoria.
O encarecimento da matéria prima, devido à menor captação, aumenta o preço do leite e derivados na ponta vendedora.
No atacado, considerando a média dos produtos e estados monitorados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,5% na comparação mensal.
O preço do leite longa vida (UHT) segue em movimento de alta, com incremento de 2,6% na comparação mensal, movimento observado também nos preços do leite em pó, manteiga e queijos.
No varejo, quando comparada à segunda quinzena de abril/22, houve incremento de 6,06% na média dos produtos lácteos pesquisados em São Paulo.
Essa alta foi puxada pelo aumento no preço do UHT, que subiu 7,5% no comparativo mensal.
Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná tiveram variações positivas de 3,4%, 4,9% e 5,0%, respectivamente.
A margem de comercialização do produto no varejo em relação ao atacado recuou 0,6% ponto percentual em maio frente ao mês anterior e está em 39,6%.
Comparado com a média dos últimos 13 meses, a margem atual do varejo para o produto está 3,2% maior.
Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.
A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.
Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos