A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou ontem, quarta-feira, o sétimo levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos.
Neste relatório a CONAB estimou uma produção de 146,3 milhões de toneladas em 2009/10.
Este montante é 1,5% acima do recorde registrado em 2007/08 (144,1 milhões de toneladas) e 8,3% acima do colhido na temporada passada. Em relação ao levantamento de março houve estimativa de aumento de 1,6% na produção.
Destaque para o milho de verão e safrinha, cujos reajustes foram, respectivamente, de 1,3% e 12,6% em relação ao relatório anterior. No total, o país irá colher 54,1 milhões de toneladas de milho, 2,7 milhões de toneladas (5,4%) a mais que na temporada passada.
O resultado é reflexo do clima favorável e do maior uso de tecnologia nesta safra (baixos preços dos insumos, principalmente os fertilizantes, colaboraram para isso). Em alguns casos, como o Mato Grosso, por exemplo, além da boa produtividade das lavouras houve também incremento na área plantada na safrinha.
Dessa forma, o cenário para o milho continua baixista. Além do mercado interno superofertado, as exportações estão patinando nesse começo de ano.
A expectativa é que os estoques internos cheguem a 11,4 milhões em 2010. Cenário semelhante ao das duas últimas temporadas.
Do lado da soja, a produção é estimada em 67,4 milhões de toneladas, 10,2 milhões de toneladas a mais que em 2008/09.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>