De acordo com levantamento da Scot Consultoria, considerando os valores deflacionados, em 2009, o preço médio do leite ao produtor foi de R$0,65/litro, 4,7% abaixo do verificado em 2008.
Observe a figura 1. No começo de 2008 o preço do leite foi historicamente bom para o período. Além de um mercado interno mais firme as exportações em alta deram sustentação ao mercado interno.
A partir de agosto/08, com a crise mundial, os preços caíram consideravelmente e o mercado entrou em baixa.
Dessa forma, em 2009, o preço do leite ao produtor começou fortemente pressionado pela derrubada da demanda no mercado brasileiro e internacional. No mais, as chuvas regulares repercutiram em aumento da produção nacional a partir de julho em algumas regiões.
Para 2010 as expectativas são mais otimistas para o mercado do leite, já que se espera uma retomada, tanto do consumo interno (empresas de laticínios investindo pesado na diversificação de produtos) como das exportações, à medida que os efeitos da crise diminuem.
Uma coisa é certa, cada vez mais o produtor deve investir na atividade, seja na qualidade do produto como na produtividade do rebanho, pois as margens estão cada vez menores.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>