Com a oferta equilibrada, as cotações permaneceram estáveis.
As cotações do boi gordo destinado a mercado interno e para à exportação caíram R$5,00/@, na comparação diária. Para as demais categorias, estabilidade nos preços.
Até a quarta semana de janeiro, foram exportadas 168 mil toneladas de carne bovina in natura - média diária de 8,8 mil toneladas, crescimento de 21,7% frente à média em janeiro/23. O preço médio está em US$4,5 mil/t, retração de 6,9% frente à média registrada em janeiro/23. Apesar da retração no preço, o forte ritmo dos embarques aumentou o faturamento médio diário para o período em 13,1%.
Sistemas de produção com pastos bem manejados têm maior taxa de lotação e maior GMD, diminuindo o tempo até o abate e ganhando em margem e volume. Além disso, eles não precisam de reformas periódicas, diluindo o custo de implantação ao longo dos anos.
Para saber mais, assista o programa ao vivo que acontecerá em 1 de fevereiro. A apresentação será feita pela Janaina Martuscello, zootecnista e professora da UFLA, e Felipe Moura, engenheiro agrônomo e diretor do portal Pasto Online, com a participação de Alcides Torres, engenheiro agrônomo e diretor da Scot Consultoria.
Análise originalmente publicada no informativo Tem Boi na Linha de 30/01/24.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos