Na segunda-feira, dia típico de menor movimentação, com muitos compradores ainda tomando posição quanto ao desempenho das vendas no fim de semana e, nesta segunda, em meio ao feriado prolongado, os preços do boi subiram R$2,00/@ em São Paulo. Para as demais categorias, os preços permaneceram estáveis.
Após duas semanas de quedas consecutivas nos preços no mercado atacadista de carne com osso, na última semana do mês os preços subiram. Com isso, as carcaças casadas de bois castrados e inteiros subiram em 3,2% e 2,4%, respectivamente. A carcaça casada da vaca subiu 10,3, após queda de 7,2% na semana anterior. Para a carcaça casada de novilha, aumento de 2,1%.
Para as carnes concorrentes, houve queda de 4,0% na cotação da carcaça especial suína*, em comparação com a última semana. A cotação do frango médio** sofreu queda de 1,5%. Com o aumento nos preços da carne bovina e o recuo nos preços das concorrentes, a carne bovina perdeu competitividade.
*Animal abatido, sem vísceras, patas, rabo e gargantilha.
**Ave que leva em consideração o peso médio da linhagem para um lote misto, com rendimento de carcaça estimado em 74,0%.
No último dia de funcionamento da B3, em março, houve a liquidação do contrato futuro do boi gordo, cujo código é BGIH24. A cotação da arroba nesse vencimento, segundo o indicador calculado pelo Cepea, ficou em R$232,12.
Análise originalmente publicada no informativo Tem Boi na Linha de 01/04/24.
Qual a expectativa para os preços da soja no Brasil em janeiro de 2025?
Receba nossos relatórios diários e gratuitos