Durante a última semana, as cidades de Ribeirão Preto - SP e Barretos - SP receberam o Encontro de Confinamento e Recriadores, um dos principais eventos do calendário agropecuário nacional.
Promovido pela Scot Consultoria, o Encontro ocorreu de terça a sexta-feira (9 a 12 de abril), com palestras e debates voltados à recria, mercado e confinamento, além de um dia de campo que ocorreu no CMA – Confinamento Monte Alegre, em Barretos - SP.
O evento reuniu grandes nomes do setor pecuário: foram 1.204 inscritos de 309 cidades, representando 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Além disso, contou com participantes da Bolívia, Colômbia e Paraguai.
O primeiro dia de evento (9), voltado à recria, contou com 8 palestrantes. De forma intercalada às palestras, também houve 2 debates, nos quais os palestrantes e outros 5 debatedores tiveram mais tempo para desenvolver seus raciocínios e, principalmente, responder perguntas enviadas pelo público.
Os trabalhos do dia foram abertos por Frederico Nadaf, zootecnista e proprietário da Nadak Consultoria. O especialista falou sobre bezerro superior e bezerro inferior.
“O maior indicador de sucesso da pecuária é a renda que o pecuarista consegue fazer com as decisões que ele toma dentro da fazenda”, trouxe Nadaf em um dos pontos de destaque da sua palestra.
Outros temas do universo da recria, como o uso de silagem, combate às plantas daninhas e estratégias de intensificação foram debatidos ao longo de um dia inteiro de imersão.
No segundo dia do Encontro de Confinamento e Recriadores 2024, os palestrantes trouxeram ao palco temáticas de mercado, como tendências, ciclo pecuário, relações de troca e gestão de risco.
A primeira palestra do dia foi da dupla Ana Paula Oliveira e Pedro Gonçalves, dois analistas de mercado da Scot Consultoria que falaram sobre a provável virada do ciclo pecuário em 2025.
“O ano começou acelerado na produção de carne, com um nível muito baixo de ociosidade por parte da indústria e uma boa oferta de boiadas terminadas. Isso significa que a produção de carne para o primeiro trimestre pode atingir índices recordes”, afirmou Gonçalves em um dos trechos de sua apresentação.
O dia de mercado do ECR contou com 17 palestrantes e debatedores.
Fechando os três dias de evento em Ribeirão Preto – SP, outros 15 palestrantes subiram ao palco para falar, dessa vez, sobre temas voltados a confinadores.
Alguns dos principais assuntos abordados foram as tendências do confinamento, grãos ensilados em bolsa, gestão e diversificação de segmentos no agronegócio.
Além do conteúdo teórico trazido ao palco por palestrantes e debatedores, os participantes do ECR 2024 também tiveram a oportunidade de vivenciar um dia de campo na sexta-feira (12).
Os inscritos pegaram a estrada rumo a Barretos, onde puderam experenciar, no Confinamento Monte Alegre – CMA, um dia de muito companheirismo, experiências e diversão.
Durante a manhã, os participantes puderam escolher entre oficinas de conhecimento voltadas para temas específicos, como marketing da carne e gestão de pessoas, ou um tour guiado por dentro das principais estações do confinamento.
Ao fim das atividades, todos os presentes desfrutaram de um Festival de Churrasco com música ao vivo e mais de 20 cortes de carne e acompanhamentos, além da tradicional Queima do Alho de Barretos.
Patrocinadores Boi Gordo - Confinamento e Recria: Algar Farming, Neomille/Cerradinho e Tortuga DSM
Patrocinadores Boi Gordo - Confinamento: Marcher e Ponta
Patrocinadores Boi Magro - Confinamento e Recria: Associação Brasileira de Angus, Bimeda, Casale, Coimma, Datamars Livestock, Elanco, Ihara, Ipacol, iRancho, Minerva Foods, Mosaic Fertilizantes, Nutron, Siloking, Trouw Nutrition, Virbac e Yara
Patrocinadores Boi Magro - Confinamento: Ceva, FS e Zoetis
Patrocinadores Boi Magro - Recria: Barenbrug
Patrocinadores Garrote - Confinamento e Recria: Alltech, Beckhauser, Ekoa e Zinpro
Receba nossos relatórios diários e gratuitos