Foto: Bela Magrela
A quinta-feira foi de muito conteúdo para as centenas de produtores, especialistas e entusiastas que compareceram ao Encontro de Intensificação de Pastagens da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto.
O último dia do evento, organizado pela Scot Consultoria, contou com 8 palestras e 2 debates sobre manejo de pastagens e sistemas integrados.
A abertura do bloco da manhã ficou por conta de Janaina Martuscello. Professora da Universidade Federal de São João Del Rei, a especialista falou sobre a importância de mudar antigos hábitos para aumentar a produtividade do pasto.
Sila Carneiro, professor do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, foi o segundo a subir ao palco e trouxe uma apresentação sobre manejo de forrageiras.
Em seguida, Felipe Moura, engenheiro agrônomo e proprietário da Pastus Agrotecnologia, abordou estratégias eficientes para aumentar a produtividade das pastagens.
O último palestrante do bloco foi Luís Drumond, considerado o maior especialista em irrigação do país. Sua palestra focou em ajudar o produtor a entender como iniciar um sistema de irrigação eficaz e manter uma gestão intensiva.
Um debate fechou a manhã de conteúdo do Encontro de Intensificação de Pastagens. Além dos palestrantes do bloco de manejo, subiram ao palco mais dois convidados para debater: Ney Xavier, consultor independente, e Ricardo Reis, professor da disciplina de Forragicultura e Pastagens da UNESP.
Logo após o almoço, o evento entrou em seu quarto e último bloco falando sobre integração lavoura-pecuária.
O primeiro palestrante da tarde foi Antônio “Tóti” Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte. Ele falou sobre integração, intensificação e contou um pouco sobre a trajetória da pecuária no Brasil.
Como segundo palestrante do último bloco, quem subiu ao palco foi Sergio Freitas, da CMVG Integração Agricultura e Pecuária. Sergio mostrou, a partir de um estudo de caso, os principais benefícios e resultados trazidos pela integração lavoura-pecuária.
A terceira palestra do bloco de ILP foi conduzida por Amarildo da Silva, proprietário da Coneagro Consultoria. Durante sua apresentação, o especialista falou sobre o emprego de silagem e pré-secado de milheto no sistema produtivo.
A última palestra da tarde foi de Paulo Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que falou sobre a importância crescente do papel do consultor no contexto do agronegócio.
O debate do bloco quatro contou com mais dois convidados além dos palestrantes: Leandro Barbero, professor da FAMEV/UFU, e Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte.
Você pode conferir os melhores vídeos, frases e a cobertura completa do evento através do Instagram da Scot Consultoria.
O Encontro de Intensificação de Pastagens aconteceu com o apoio de grandes líderes do setor:
Na cota boi gordo temos: Agoro Carbon, Atto Sementes, Barenbrug, IHARA, iRancho, MyCarbon e OCP Brasil.
Na cota boi magro temos: Associação Brasileira de Angus, Casale, Coimma, Ipacol, Mosaic, Nutron, Timac Agro, Trouw Nutrition.
Relação de troca com o farelo de trigo melhora ao pecuarista
Receba nossos relatórios diários e gratuitos