• Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado de reposição - Edição 11 - Indícios de transição de ciclo pecuário?


Segunda-feira, 4 de novembro de 2024 - 18h00

Foto: Bela Magrela


A última semana de outubro pouco diferiu das semanas anteriores. O mercado de reposição está volátil, não dando espaço para acomodações de preços. Esse movimento está sendo impulsionado pela oferta limitada e pela forte demanda por bovinos para reposição do rebanho, reforçada pela expectativa de preços mais altos no curto prazo.

Em São Paulo, praça balizadora, os preços de boi magro, garrote e bezerro de ano estão nos maiores patamares desde janeiro de 2023. Para o bezerro de desmama, é o maior preço desde março de 2023. Para as fêmeas, o cenário é semelhante, os preços da vaca boiadeira, da bezerra de ano e a da bezerra de desmama estão nos maiores níveis desde janeiro de 2023. Para a novilha, é o maior preço desde maio de 2023.

Será uma possível reversão do ciclo pecuário? A verdade é que o ciclo pecuário é ditado pela oferta de fêmeas, que, por sua vez interfere no mercado de bezerros.

Em 2023, a participação de fêmeas no abate de bovinos foi grande, e no primeiro trimestre 2024, esse abate se intensificou. Entretanto, de acordo com os últimos dados do IBGE, a quantidade do abate de fêmeas vem caindo desde abril. Como resultado, as cotações das vacas e das novilhas gordas subiram 37,8% de junho a outubro.

Na comparação feita mês a mês em média, o bezerro de desmama subiu 13,1%. No primeiro semestre, os preços apesar de menores em relação ao segundo semestre se mostraram firmes (figura 1).

Figura 1.
Comportamento (R$/cabeça) do preço do bezerro de desmama no primeiro semestre e no segundo semestre de 2024, nas praças monitoras pela Scot Consultoria.

*até outubro.
Fonte: Scot Consultoria

Normalmente, em abril, maio e junho, é a “safra de bezerros”, período de maior oferta, onde os preços tendem a ceder. No entanto, esse cenário não aconteceu em 2024.

No primeiro semestre, o preço do bezerro de desmama não caiu em comparação aos do boi gordo, mantendo-se firmes. No segundo semestre, embora a pressão de baixa tenha sido menor do que a observada para o boi, os preços dos bezerros continuaram firmes (figura 2).

Figura 2.
Comportamento (%) do preço do boi gordo e do bezerro de desmama, no primeiro semestre e no segundo semestre de 2023 e 2024, em São Paulo.

*até outubro.
Fonte: Scot Consultoria

O mercado sinaliza que a fase de alta no ciclo da pecuária brasileira pode estar no início. Para o produtor, mais importante do que o preço será garantir o fluxo de caixa e adotar estratégias que promovam a longevidade do negócio. É essencial lembrar que nenhuma alta é permanente e que as fases de baixa também são temporárias.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja