Foto: Bela Magrela
O mercado de reposição está acompanhando o mercado do boi gordo.
Com uma maior oferta de fêmeas para abate no primeiro semestre, houve uma retração nos preços do boi gordo, influenciando o mercado de reposição.
Neste semestre, o cenário mudou. Diminuiu a oferta de fêmeas para abate e para a renovação do plantel para reprodução. Essa redução da oferta, resultou em recuperação nos preços da arroba do boi gordo, que, por sua vez, refletiu positivamente nos preços da reposição. Uma das categorias cuja cotação mais subiu foi a da desmama.
Na comparação feita mês a mês, nas praças pecuárias paulistas, a cotação do bezerro desmamado subiu 12,2%. Nos últimos doze meses, a valorização foi de 26,3%. Em uma análise semana a semana, a alta foi de 2,3% (figura 1).
Figura 1.
Comportamento do preço da desmama anelorada em São Paulo ao longo de um ano , em R$/cabeça.
Fonte: Scot Consultoria
Olhando para o futuro, as perspectivas indicam uma restrição na oferta de bovinos para reposição no começo de 2025. Isso porque a estação de monta foi adiada na maior parte do Brasil, devido à condição corporal (ECC) abaixo do ideal das matrizes, que sofreram com a seca prolongada que prejudicou a disponibilidade e a qualidade das pastagens.
A tendência é de mercado firme e em alta. A dica é acompanhar o mercado e ajustar as estratégias de compra e venda para aproveitar as oportunidades.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos