Devido à sua política de contenção dos preços internos, a Argentina decidiu reduzir drasticamente as exportações de carne bovina para garantir os estoques internos e impedir que os preços subam para o consumidor.
A Argentina vem sofrendo com o conflito entre governo e ruralistas, que acabou causando uma crise de desabastecimento. Com a adoção de uma política que restringe as exportações e mantém os preços baixos artificialmente, os produtores não se vêem estimulados a continuarem produzindo, o que tem reduzido a oferta do produto e acabou gerando um círculo vicioso de preços baixos e oferta cada vez menor.
Sendo assim, é possível que a Argentina se torne importadora de carne bovina, uma situação que há alguns anos era inimaginável.
Observe a tabela 1.
Para o Brasil, que já teve a Argentina como um de seus principais concorrentes no cenário internacional, a situação poderá ser benéfica, já que os clientes que compravam carne do país vizinho poderão encontrar na carne brasileira uma boa fonte para a importação de carne.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>