No primeiro trimestre de 2010 o Brasil exportou aproximadamente 1,76 milhão de toneladas de milho, 30% menos que no mesmo período de 2009.
O cenário atual tem se mostrado pouco favorável para os embarques: maior concorrência no mercado internacional (Argentina voltando ao mercado depois de uma quebra de safra na temporada passada) e real valorizado frente ao dólar, fato que encarece o produto brasileiro.
Um fato que chama atenção, no entanto, é o destino do milho brasileiro. Destaque para a Ásia e Oriente Médio.
Este ano, 23,3% do total exportado (o que significa 411 mil toneladas) teve como destino o Irã (figura 1). Aliás, em 2009, o país consumiu 22,9% de todo milho que o Brasil exportou (maior importador do milho brasileiro).

Na seqüência, outros importantes clientes em 2010 são: Taiwan com 12,3% do total de milho exportado, Japão (11,3%), Marrocos (11,1%) e Malásia (10,9%).
Na América do Sul, destaque para a Colômbia com 8% do total exportado no acumulado do ano e a Venezuela com 5,3%.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>