Brasília, 15 - O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, informou há pouco, por meio da assessoria de imprensa da pasta, que, ao contrário do que foi anunciado recentemente, o governo federal não terá um programa de regionalização sanitária da avicultura. "Não seria possível juridicamente o plano de regionalização", disse. De acordo com ele, o ministério resolveu, então, elaborar um plano de prevenção e controle de Newcastle e influenza aviária.
Esse plano entrará em consulta pública por um período de 30 dias a partir de amanhã e a iniciativa privada poderá encaminhar sugestões e críticas na página do ministério na internet. A elaboração do plano foi aceita, segundo Maciel, pela iniciativa privada.
A regionalização previa a definição de regras para regiões sanitárias avícolas com o objetivo de restringir ou impedir o trânsito de aves vivas e material genético agrícola. A idéia é que cada Estado fosse considerado como uma região, o que facilitaria o controle e a erradicação de focos de doença que viessem a surgir no plantel nacional.
Fonte: O Estado de São Paulo
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>