Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina (SAGPyA) a captação de leite em território argentino caiu nos primeiros oito meses de 2010, na comparação com o mesmo período de 2009. O volume saiu de 4,14 bilhões de litros captados entre janeiro e agosto de 2009 para 4,05 bilhões de litros no mesmo período deste ano. Recuo de 2,2%.
Além da menor oferta no país, as exportações de lácteos na Argentina estão atrativas, especialmente em termos de preço. O valor médio do leite em pó exportado pelo país, por exemplo, aumentou 35% nos últimos treze meses. E os resultados parciais de novembro mostram novo aumento de 2,7%.
Com a menor captação de leite e estímulo à exportação, o mercado interno se encontra com oferta reduzida. Os preços dos lácteos subiram. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censo da Argentina, computados pelo SAGPyA, o preço médio dos principais lácteos no atacado reagiu 15,17% nos últimos oito meses, acumulando alta de 36,3% em um ano.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>