Queda para os produtos lácteos em dezembro.
Segundo levantamento realizado pela Scot Consultoria, no atacado a desvalorização média, considerando todos os produtos pesquisados, foi de 2%.
A oferta de matéria-prima aumentou com a entrada da safra, ao mesmo tempo em que as férias escolares e festas de final de ano, reduziram o consumo de produtos lácteos.
O consumidor de São Paulo pagou em dezembro 3% a menos pelos lácteos quando comparado a novembro.
O leite longa vida, no entanto, principal produto lácteo comercializado no mercado interno, embora tenha interrompido o movimento de alta de preços que vinha há três meses, ficou estável no varejo em relação a novembro, R$2,05/l. A indústria, porém, já reduziu os preços do produto em 2%, em média, entre novembro e dezembro, estando atualmente cotado em R$1,70/l.
O leite pasteurizado, que concorre com o UHT, também tem trabalhado com tendência de baixa.
Os queijos foram outros produtos que também ficaram mais baratos no varejo em dezembro. A desvalorização chegou aos 8%. O período quente do ano ajuda a reduzir o consumo desses produtos.
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