A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu a Zona de Alta Vigilância (ZAV) do Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa com vacinação. Com isso, todo o estado passa a ser livre da enfermidade.
Segundo a Defesa Agropecuária, as medidas que possibilitaram este reconhecimento foram o controle efetivo do trânsito dos animais, a vigilância intensiva, a identificação individual do rebanho e a vacinação oficial, que contou com a fiscalização dos técnicos estaduais e do governo federal.
Desde 2005, quando foram registrados focos de febre aftosa no estado, o reconhecimento como área livre foi suspenso. Em 2008 o estado foi novamente reconhecido, exceto pela Zona de Alta Vigilância. Veja na figura 1 o mapa com a classificação para a febre aftosa.
A Zona de Alta Vigilância (parte amarela dentro do circulo vermelho), recentemente reconhecida como livre de febre aftosa com vacinação, é composta pelos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Porto Murtinho e Sete Quedas.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>