O preço do milho caiu depois de sete meses em alta. O aumento da oferta com a safra de verão tirou a sustentação do mercado.
Em São Paulo a queda foi de 6% em relação a fevereiro. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o preço médio do grão em março ficou em R$541,00 por tonelada.
O milho mais barato e as recentes altas no preço da arroba melhoraram o poder de compra do pecuarista em relação a fevereiro.
Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias cinco arrobas de boi gordo para a aquisição de uma tonelada de milho grão. É uma arroba a mais na comparação com março do ano passado.
Em curto prazo a chegada do milho novo pode pressionar as cotações no mercado interno. A expectativa de crescimento na área plantada de milho safrinha também diminui a pressão.
Por fim, é preciso ficar atento aos conflitos no Oriente Médio, onde estão grandes compradores do milho brasileiro, e aos fatos no Japão.
O país asiático representou aproximadamente 5% do volume e faturamento com as exportações do grão em 2011. Este ano, por enquanto, as compras foram irrisórias.
O Japão é o maior importador mundial de milho e uma redução na demanda pode mexer com os preços lá fora. O governo japonês avisou que vai fazer cortes nas importações de commodities.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>