Estudo do Ministério da Agricultura aponta que o agronegócio brasileiro tem potencial para crescer, sustentando-se no aumento da demanda por alimentos, resultado do aumento da população e da renda. China e Índia precisarão importar alimentos devido ao esgotamento das áreas agricultáveis nesses países.
Considerando o arroz, feijão, milho, soja e trigo, as estimativas indiciam que a produção nacional chegará a 170,3 milhões de toneladas na safra 2014/15. Esse volume representa aumento de 58,6% na comparação com a safra 2004/05.
Na avaliação do ministério, a "dinâmica do agronegócio brasileiro está vinculada à exportação, embora seja amplo o mercado interno". A tendência é exportar produtos de médio e alto valor agregado devido aos custos de transporte.
Em contrapartida, o estudo enumera os fatores que podem barrar a expansão do agronegócio nacional. Crescimento econômico abaixo do previsto, protecionismo dos países desenvolvidos, falta de investimento em infra-estrutura física e atrasos na tecnologia e defesa agropecuária são fatores negativos.
Fonte: O Estado de São Paulo
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>