Boviplan em parceria com o IDESAM trabalhará para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Representantes do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos visitaram a Boviplan este mês. O IDESAM trabalha na coordenação e execução de projetos, pesquisas e estudos científicos voltados à conservação e desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Os recursos da ONG são revertidos em programas que tenham como principal objetivo prevenir e reduzir o desmatamento na região amazônica, promover a conservação florestal e manejo de recursos naturais. Como a intensificação da pecuária é uma das oportunidades para reduzir a pressão sobre o desmatamento na Amazônia o IDESAM procurou a Boviplan para assessorá-lo no desenvolvimento de uma pecuária sustentável para a região, onde propriedades rurais que possuem áreas abertas sejam diagnosticadas e novos modelos de produção sejam propostos para proteger as APP (Áreas de Preservação Permanente) e a Reserva Legal.
Este trabalho em prol do desenvolvimento sustentável da agropecuária amazônica será realizado no município de Apuí somente com propriedades de pequeno porte.
Antony Sewell, sócio e consultor da Boviplan, que participou da reunião, se diz muito estimulado por este trabalho, uma vez que o mesmo tem a ver com a forma com a qual a Boviplan entende que deva ser a pecuária moderna em nosso país, ou seja, sustentável. “Conhecemos o tipo de pecuária que existe nas diferentes regiões do Brasil e suas limitações e temos como colaborar com a produção que caminha para o manejo sustentável, porque acreditamos que a intensificação da produção possa garantir esta sustentabilidade”, completa o consultor.
Mariano Cenamo, secretário executivo do IDESAM, ciente que este tipo de trabalho é de longo prazo, entende que esta parceria com a Boviplan contemplaria somente a fase inicial do projeto; assim, a validação das tecnologias sustentáveis para Amazônia, que é uma parte da assessoria que será realizada pela Boviplan, é de fundamental importância neste primeiro momento.
Referência: Da esquerda para a direita Mariano (IDESAM), Antony (Boviplan), Gabriel (IDESAM) e Rodrigo Paniago (Boviplan).
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>