A rede Carrefour é a segunda maior do país, atrás justamente, do Pão de Açúcar. A empresa, no mundo, faturou R$203,4 bilhões em 2010, valor 5,5% superior ao de 2009. O maior crescimento ocorreu na América Latina.
Nesse crescimento, o Carrefour destaca a importância do modelo chamado de “atacadão” e de lojas com formatos menores (
Carrefour bairro).
Em termos de vendas, o Brasil é o segundo mercado para o Carrefour. O primeiro é a França.
No primeiro trimestre de 2011, a companhia francesa faturou R$7,55 bilhões no mercado brasileiro. No mesmo período do ano passado o faturamento foi ao redor dos R$6,78 bilhões. Um crescimento de 11,3% este ano.
No primeiro trimestre de 2011, as vendas globais do Carrefour somaram R$55,8 bilhões, um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com a fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour, a nova empresa teria 11,7% do Carrefour mundial.
Pão de Açúcar
O grupo Pão de Açúcar conta atualmente com 17,9% do mercado varejista brasileiro e 8 milhões de clientes ativos.
As vendas líquidas no primeiro trimestre de 2011 totalizaram R$10,9 bilhões (55,9% mais que em 2010). E o lucro líquido foi de R$110,8 milhões.
Houve melhora na margem bruta em relação ao trimestre anterior devido aos ganhos de sinergia comercial (aquisição do Ponto Frio, Assai e Sendas).
A dívida líquida consolidada foi de R$2,3 bilhões no primeiro trimestre de 2011 sendo que no último trimestre de 2010 tinha sido de R$1,5 bilhão. O aumento da dívida está relacionado a pagamentos por aquisições do Assai e Sendas (R$223,0 milhões) e sazonalidade (necessidade de capital de giro).
Na tabela 1 está o quadro comparativo das duas empresas no país.
Impactos
Há temor de que o poder da nova rede se reflita nos preços aos consumidores, reduza o poder de barganha de fornecedores e motive a demissão de funcionários.
Em algumas áreas, como São Paulo e Rio de Janeiro, haverá uma sobreposição de 5% a 8% de algumas lojas, sendo que 150 lojas poderão ser vendidas ou fechadas e 17 mil funcionários demitidos.
A fusão trará ao novo grupo ganho de R$1,6 bilhão por ano com economia de custo. A nova empresa corresponderia a 32% do varejo supermercadista brasileiro.
Pão de Açúcar e Carrefour passarão a ter 2.386 pontos de venda em 178 municípios. A receita anual é estimada em R$63,6 bilhões, a terceira maior do mundo no setor alimentício (varejo).
* Colaborou Alcides Torres
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