Mamões - papaia parecem ser a causa de um surto de Salmonela em 23 estados norte-americanos de acordo com a
Food and Drugs Administration (FDA). O FDA afirma que mamões importados do México e distribuídos pela
Agromod Produce Inc. of McAllen do Texas, é provavelmente a origem de 97 casos de
Sallmonela agona. Até o momento, cerca de 10 pessoas foram hospitalizadas, sem mortes. . A empresa distribuidora está recolhendo voluntariamente todos mamões comercializados até 23 de julho.
Os casos foram registrados entre 1 e 18 de julho em 23 estados norte-americanos e em pessoas entre 1 e 91 anos de idade, porém a maior parte dos casos foram diagnosticados em pessoas com 20 anos de idade.Texas é o estado com o maior número de casos, com 25 diagnósticos confirmados.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a
Salmonella agona é uma das 2mil cepas de Salmonela. Normalmente os sintomas aparecem de 12 a 72 horas após a infecção e pode durar até sete dias. São registrados cerca de 40 mil casos de Salmonela por ano nos EUA.
O FDA pediu para que os consumidores verifiquem os adesivos da marca da empresa distribuidora nas frutas, antes de comprá-las. Consumidores e varejistas que já possuem o mamão da distribuidora Agromod devem descartá-los e colocá-los em um recipiente selado de modo que animais não possam ingeri-lo. Autoridades disseram que quem acreditar que ficou doente por ter ingerido mamão deve procurar um médico.
Os mamões poderiam ter sido distribuídos por todo o EUA e Canadá. O FDA e CDC estão trabalhando em conjunto com autoridades de saúde pública para identificar possíveis novos casos. Em um comunicado à imprensa, a agência disse que “a FDA está tomando medidas para impedir a importação de mamões contaminados, aumentando a amostragem de frutas importadas.”
Segundo dados da Secretaría de Agricultura, Ganadería, Desarrollo Rural, Pesca y Alimentación (Sagarpa), o México se tornou em 2009 o maior exportador mundial de mamão-papaia e tem o EUA como seu principal destino, sendo responsável por cerca de 85% dos embarques em 2010. As vendas da fruta são responsáveis pela arrecadação de aproximadamente US$78 milhões por ano.
A Salmonella é uma bactéria e, conhecida ha mais de um século. Ela é transmitida através da ingestão de alimento ou água contamida, disseminação fecal-oral e contato com pessoas doentes ou portadores assintomáticos
A lavagem frequente das mãos, beber somente água filtrada e/ou engarrafada e evitar a ingestão de alimentos crus, mal cozidos e ou mal lavados são maneiras de evitar a contaminação pela bactéria.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>