O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda que foi autorizado, pelo governo federal, a importar vacinas, dos EUA, para combater a gripe aviária. Além disso, em São Paulo, começou a produção da vacina brasileira.
As medidas são uma prevenção para eventuais casos de gripe aviária que podem aparecer com chegada de aves infectadas, quando o País receber espécies migratórias,
no segundo semestre.
O lote importado conta com 9 milhões de tratamentos completos do medicamento Oseltamivir. A reserva servirá para situações como uma possível pandemia, e pode atender até 5% da população brasileira.
Em São Paulo, o Instituto Butantan começou a produção da vacina nacional. A entidade estima que até o fim do ano terá 20 mil doses. Uma nova fábrica, construída com repasse de verbas do Ministerio da Saúde, deve incrementar a produção em 2007.
Para o ano que vem, o governo espera que o Instituto entregue 44 milhões de doses.
Até hoje, nenhum caso de gripe aviária foi registrado na América do Sul. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que 17 países já registraram casos da doença. Ao todo, 175 pessoas foram infectadas com o vírus, sendo que 95 morreram.
Fonte: Dourados News
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>