Entre 6 e 8 de abril de 2006 foi realizado no campus da UNESP – Jaboticabal, o
I Encontro Confinamento: Gestão Técnica e Econômica. O evento foi promovido pelas consultorias Scot e Coan, em parceria com a FUNEP e a própria UNESP.
A comissão organizadora contou com o apoio da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), da Agência Paulista de Tecnologia (Apta), do Frigorífico Marfrig, da Bellman Nutrição Animal, da Lagoa, da Hedging-Griffo, da Biorastro e da Transportes Franco.
Foram realizadas 72 inscrições, sendo que 87% do público era composto por técnicos e produtores.
As apresentações abordaram temas relacionados ao mercado do boi gordo, técnicas de produção, custos e gestão do confinamento, cruzamentos para a produção de carne e novas ferramentas de comercialização. No último dia foi realizada uma mesa redonda com alguns dos principais agentes-chave da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, mediada pelo jornalista Moacir José, editor da revista DBO Rural. A participação do público foi bastante intensa, sendo apresentadas sugestões para a resolução dos principais entraves que hoje acometem o setor produtivo.
De acordo com o questionário de avaliação do evento, o rebanho total, ali representado, ultrapassou a marca de 179 mil cabeças. Dentre aqueles que entregaram a avaliação, 88% classificaram o evento como ótimo ou bom.
Com relação às sugestões, a maioria se concentrou na indicação de novos temas, como “formulação de rações”, “desempenho de alianças mercadológicas”, “controle de endo e ectoparasitas”, etc. Houve também quem sugerisse a realização de encontros semestrais e maior rigor no cumprimento dos horários. Quanto a esse último tópico, a comissão organizadora se compromete a realizar as melhorias devidas.
Enfim, pode-se considerar que o evento foi um sucesso. O objetivo de difundir informação e tecnologias de produção foi alcançado, contando com ampla aprovação do público.
A Scot Consultoria e a Coan Consultoria agradecem a presença de todos, bem como o apoio das empresas e entidades que contribuíram para que o evento se tornasse realidade.
Esperamos contar novamente com vocês em uma próxima oportunidade. (FTR)
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