Além de ser pauta de bastidor da Expozebu 2006, a promoção da carne de Nelore feita pelo McDonald’s voltou à tona nas conversas de pecuaristas na Agrishow que acontece esse mês em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O assunto surgiu pela primeira vez durante o 1º Congresso Internacional do Boi de Capim, realizado no início de março, na Bahia. A repercussão do tema, publicado na
Revista Dinheiro Rural, edição de abril (
abaixo texto transcrito na íntegra), impulsionou o programa de carne saudável “Nelore Natural”, marca dos neloristas.
André Locateli, gerente técnico da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, acredita que o tema ainda vá dar muito “pano para manga”, já que a guerra comercial entre aquela rede de fastfood e sua concorrente Burger King está apenas começando.
Hoje, por exemplo, a Burger King Corporation anunciou a nomeação de João Bueno Ferraz Netto como seu novo controller no Brasil. Nesse papel, ele será responsável por análise financeira, contabilidade, dará apoio em relação à definição dos preços dos produtos e coordenará a parte financeira com a rede de franqueados da companhia no Brasil. Ferraz já trabalhou como controller no McDonald’s e como gerente para a Purina do Brasil (Jack-in-the-Box).
Sobre a ACNB - A Associação de Criadores de Nelore do Brasil é a maior organização de pecuaristas de uma única raça no País. Com presença em todo o território nacional, os produtores de Nelore respondem por mais de 80% da pecuária de corte (quase 100 milhões de cabeças) e pelo boom das exportações de carne. Somente em 2005, a ACNB investiu mais de R$ 4,5 milhões em ações de fomento e promoção do Nelore.
Íntegra da reportagem publicada na Revista Dinheiro Rural, edição abril/2006:
McNelore
McDonald’s vai promover a carne brasileira para mostrar que tem um cardápio saudável e light
Paulo Zepper
Depois de incluir saladas e frutas no cardápio, o McDonald’s quer transformar o Nelore brasileiro em aliado de boa forma. Alimentado em sua maioria com capim, o gado é considerado um dos mais saudáveis do mundo, livre da doença da vaca louca e com pouca gordura. Pois são essas características de boi de alta qualidade que estão fazendo o Nelore ser promovido pela rede de fast food. Durante o 1º Congresso Internacional do Boi de Capim, realizado na Bahia, o McDonald’s mostrou pela primeira vez toda a cadeia de produção dos seus hambúrgueres. ‘‘Os consumidores não conheciam o trabalho que o McDonald’s faz para garantir a qualidade da carne. Agora, começamos a divulgá-lo’’, afirma Alcides de Mattos Terra, vice-presidente da empresa.
Mas por que só agora o McDonald’s está fazendo propaganda da carne Nelore?
Faz parte da estratégia da multinacional oferecer um cardápio com mais frutas e verduras e menos gordura. Isso para evitar as críticas que apontam a empresa como uma das principais responsáveis pelo aumento da obesidade mundial, principalmente a infantil. ‘‘O Nelore, basicamente, é um bife magro’’, garante Antônio Carlos Pontes, gerente de Proteína da América Latina. Os requisitos para garantir a qualidade e a sanidade da carne começam no pasto.Existe uma recomendação para que todos os pecuaristas tenham curral anti-stress. Na hora do carregamento para abatedouros, os funcionários das fazendas são orientados para não fazerem algazarra e não usarem cachorros ou agulhadas para tocarem o gado. Até os motoristas são treinados sobre como devem conduzir os animais e os horários menos quentes do dia são escolhidos para o transporte.
Muito desses métodos foram desenvolvidos pela norte-americana Temple Grandin, uma das maiores especialistas em bem estar animal do mundo. Ela também é consultora do McDonald’s. ‘‘A empresa foi a primeira a exigir determinados procedimentos para o abate no Brasil’’, garante Renato Macedo, diretor de Controle de Qualidade do Marfrig. O frigorífico, terceiro maior do Brasil, abate 4,5 mil cabeças de gado por dia, sendo que cerca de 700 são para a Braslo, empresa que processa os hambúrgueres da rede. No Brasil, o McDonald’s consome 14 milhões de quilos de hambúrguer. E, quando uma empresa se habilita a fornecer para a rede, está credenciada também a vender para os 118 países onde as lanchonetes estão instaladas. Entretanto, a exportação a partir do Brasil é pontual e irregular.
Outro ponto na estratégia do McDonald’s, que faturou R$ 2,1 bilhões e tem 542 lanchonetes no Brasil, é marcar terreno em relação à rival Burger King. Recém-chegada ao País, a rede concorrente usa uma estratégia inversa. Ela aposta em sanduíches mais condimentados e calóricos, passando ao largo de saladas e frutas. Outras diferença é que a carne do Burger King vem do gado Angus, que, por ter a gordura entremeada, é considerado mais ‘‘gordo’’. A questão é saber quem vai vencer. Será o McNelore ou o Angus King? (fonte : Contato)
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