O maior frigorfico do Rio Grande do Sul, o Mercosul, negociou a venda de 30% do seu capital para o fundo americano AIG Capital Investiments.
O valor do negcio foi de US$21,5 milhes. Os recursos serviro para financiar a expanso das unidades da empresa com fomento aos fornecedores e aquisies de pequenas unidades de abate.
O frigorfico Mercosul abate cerca de 3,2 mil cabeas por dia, sendo que aproximadamente 60% desse montante destinado ao mercado externo.
A venda de parte do seu capital faz parte de uma estratgia que engloba o incio da adoo de governana coorporativa, com criao de conselho de administrao, com a probabilidade de abertura de capital em 3 a 5 anos.
No setor de frigorficos de bovinos, poucas so as empresas de capital aberto. A Perdigo e a Sadia, que passaram a investir no segmento de carne bovina, so alguns dos poucos exemplos.
Ter capital aberto significa, explicando de maneira simplificada, vender novas aes (parte da empresa) para os possveis interessados - acionistas, sendo que o dinheiro proveniente dessa venda entra no caixa da empresa. Geralmente as empresas abrem seu capital para captar recursos com o objetivo de implementar projetos de investimento que garantam seu crescimento. (MGT)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>