Foto: Bela Magrela
A expedição da Scot Consultoria, que começou em 7 de outubro no Mato Grosso do Sul, visa mapear práticas e desafios da pecuária de cria no Brasil e visita mais de 40 fazendas nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. A primeira etapa, chamada “Origem da Pecuária”, percorreu mais de 1.000 km e incluiu visitas a propriedades que integram genética de ponta, nutrição e manejo com foco em eficiência produtiva.
O Circuito Cria promove o intercâmbio entre pecuaristas, parceiros e especialistas, com foco em reprodução, sanidade, nutrição e manejo. Recentemente, as visitas destacaram práticas como o programa PAINT, que mensura características herdáveis dos animais e facilita a seleção genética para melhores retornos econômicos.
Outras práticas relevantes no circuito incluem o manejo de novilhas precoces para antecipação da puberdade e otimizar a eficiência reprodutiva, além de suplementação proteico-energética durante a seca, garantindo que as fêmeas alcancem o peso ideal para a primeira inseminação. A qualidade da água também foi um destaque, com sistemas de encanamento e bebedouros de concreto que mantêm a higiene, impactando positivamente a saúde, a digestão e o desempenho reprodutivo dos bovinos. Além disso, observou-se a importância da integração lavoura-pecuária, usando palhada para cobertura do solo, reduzindo a dependência de insumos e elevando a produtividade de forma sustentável.
Jaqueline Casale Pizzolato, diretora comercial da Casale, reforça a importância de estar presente em um projeto dessa relevância. “Sempre apoiamos o desenvolvimento da pecuária brasileira e é fundamental conhecer de perto a realidade dos produtores. Participar do Circuito Cria nos permite identificar as dores do setor e compartilhar das soluções que nossas tecnologias oferecem, que visam otimizar a gestão e a produtividade nas fazendas. Nosso objetivo é contribuir com o crescimento sustentável da pecuária, alinhando inovação com as reais necessidades do campo”.
A expedição, dividida em três etapas, faz parte de um esforço contínuo para fortalecer a base da pecuária nacional, trazendo à tona tendências de mercado, orientações técnicas e oportunidades de negócio dentro da pecuária de cria. Além disso, ao final do projeto, um diagnóstico completo será realizado, permitindo que os produtores comparem seus resultados com outros criadores do Brasil e obtenham insights sobre como aprimorar suas práticas.
“O Circuito Cria é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso em estar ao lado do produtor rural, oferecendo tecnologia de ponta e contribuindo para a sustentabilidade e produtividade da pecuária”, finaliza Jaqueline.
Matéria Originalmente publicada em: Pecuária: eficiência reprodutiva, qualidade hídrica e integração lavoura-pecuária marcam a primeira etapa do Circuito Cria
Receba nossos relatórios diários e gratuitos